Seguidores

sábado, 22 de maio de 2021

 Paragem de Segadães (Valença do Minho)

(1879)

   Ainda a Estação de Valença do Minho não tinha sido concluída na Vila - atualmente cidade - e o lugar de Segadães na freguesia de Cristelo Côvo assumiu por momentos a paragem dos Comboios, como gare provisória, tendo ficado conhecida como "Valença". 

(Gazeta dos Caminhos de Ferro - N.º 1475 - 1-6-1949)

Mais a montante de Segadães, em 1884, era inaugurada de forma definitiva a Estação do Caminho de Ferro de Valença do Minho. Passados dois anos era inaugurada a travessia internacional - 1886 - rodo e ferroviária, através da magnifica ponte metálica que liga Valença do Minho a Tui, vencendo as águas do rio Minho, Obra de Arte de Pelayo Mancebo y Ágreda (engenheiro espanhol).


(Autor: Rui Maia 22-05-2021)



   Ali, próximo da passagem de nível de Segadães, localiza-se um pequeno viaduto, também ele rodo e ferroviário, a escassos metros da Igreja Paroquial de Cristelo Côvo. Trata-se de uma pequena infraestrutura, em alvenaria, de escassos metros de comprimento.





(Autor: Rui Maia 22-05-2021)

   Em virtude da reorganização administrativa do território de 2013, a freguesia de Cristelo Côvo está agregada às freguesias de Valença e Arão. Denominando-se "União das freguesias de Valença, Cristelo Côvo e Arão". A distância entre o lugar de Segadães e Valença do Minho (centro) é de aproximadamente 3 km.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 Valença - Ponte Internacional sobre o rio Minho (Revista Branco & Negro , janeiro de 1898)