Estação do Caminho de Ferro de São Pedro da Torre
(1879)
A Estação do Caminho de Ferro de São Pedro da Torre, no concelho de Valença do Minho, situa-se entre o Apeadeiro das Carvalhas e a antiga Paragem de Segadães. Trata-se de uma bela Estação ferroviária, com telhado de quatro águas, cujo edifício principal se prolonga em ambos os lados, numa volumetria menor, em telhados de duas águas. A infraestrutura é arquitetonicamente análoga à Estação de Darque, em Viana do Castelo, até pelo facto de possuir também uma ramificação da Linha principal dedicada à CIMPOR - Cimentos de Portugal, SGPS, S.A.
O complexo ferroviário que por ali se testemunha é composto por uma pequena casa, que se situa praticamente nas traseiras da Estação de São Pedro da Torre, encontrando-se em estado devoluto, que certamente servia os trabalhadores dos Caminhos de Ferro (porventura como morada do Chefe da Estação). As suas redondezas são a Praça de Taxis.
A Estação do Caminho de Ferro de São Pedro da Torre é contemplada pelas suas "Retretes" exteriores, forradas a belos azulejos, muito mal tratados, em tons de azul, com motivos florais, bem como a própria Estação ferroviária, de cujos azulejos se deixa um vislumbre.
Refira-se, também, que a dita Estação de São Pedro da Torre se localiza (em linha recta) muito perto da freguesia do Cerdal, muito conhecida pela sua Feira, sobretudo no dia de Finados, junto à Capela de São Bento.
Sem comentários:
Enviar um comentário