No I Centenário do Elevador de Santa Luzia
(Viana do Castelo)
1923-2023
Após cerca de um ano de paragem, o Elevador de Santa Luzia volta finalmente a cumprir a sua missão, a de fazer subir e descer os visitantes e turistas, desde a Estação do Caminho de Ferro da cidade até um dos seus locais mais pitorescos - o Santuário de Santa Luzia - onde se vislumbra uma das mais extravagantes panorâmicas do mundo.
O Elevador, obra da engenharia do primeiro quartel do século XX, foi desenhado pela mão de Bernardo Pinto Abrunhosa - um insigne magnata da cidade do Porto - que nutria um enorme amor por Viana do Castelo, onde investiu parte da sua fortuna.
Na verdade, urgia vencer um desnível de 160m, num percurso que perfaz 650m, o mais longo de entre todos os Funiculares do País.
O Elevador é movido a energia elétrica - a mesma que lhe permite realizar a subida ao majestoso Santuário de Santa Luzia, demorando uns módicos 6 a 7 minutos, que bem servem para inspirar ar puro - apreciar a cidade e o rio - além de a própria atmosfera e o percurso nos convidarem a refletir - refletir no poder divino, aquele que fez o Homem mover ou transformar montanhas.
No dia 2 de junho de 1923 o Elevador foi inaugurado com pompa e circunstância, pelo que hoje cumpre o seu I Centenário, também ele repleto de eventos memoráveis.
Todavia, convém recordar que, antes da implantação deste grande melhoramento para a cidade, um ilustre cidadão de Areosa auspiciava executar um Elevador mecânico para o local. Porém, apesar da sua forte ligação ao Monte de Santa Luzia e de tudo que deu por ele, nunca concretizou tal sonho. O sonho fez-se realidade, praticamente vinte anos após a sua morte, pela mão do magnânimo Eng.º Bernardo Pinto Abrunhosa, para que muitos passassem a gozar do progresso ali chegado.
Sem comentários:
Enviar um comentário