Seguidores

domingo, 5 de setembro de 2021

 Estação do Caminho de Ferro de Midões

(1877)


   A Estação de Midões faz parte da Linha do Minho, localiza-se a Sul de Barcelos. Esta foi aberta à exploração em janeiro de 1877. Há um facto curioso a respeito desta bela Estação que apenas funciona agora como apeadeiro, depois de desclassificada e, infelizmente, emparedada, em tudo que são portas e janelas - um atentado ao património ferroviário deste país, como noutros locais da Linha do Minho. Ora, Midões denominava-se "São Bento", mas, para que não fosse confundida com a Estação da Invicta, foi-lhe atribuído o nome que preserva. 





(Autor: Rui Maia 05.09.2021)

   A Sul da Estação de Midões localiza-se um pequeno viaduto ferroviário, em alvenaria aparelhada - de certa beleza - bem enquadrado.

(Autor: Rui Maia 05.09.2021)



   Junto à Estação encontra-se uma pequena habitação, também ela dedicada aos trabalhadores do Caminho de Ferro, outrora abrigo e serventia para a eficaz labuta na ferrovia, encontrando-se num estado de conservação deplorável. Isto denota o desrespeito que temos pelo passado, pela nossa memória coletiva. Quanto podia ser feito por estes belos exemplares do nosso património cultural? Muito, se amor houvesse ao passado, e respeito pelo suor dos nossos antepassados. Estas Infraestruturas foram ao longo de mais de um século melhoramentos materiais, que tanto transformaram as localidades e o país...Novas oportunidades para as suas gentes - para a economia - para Portugal. Como podemos permitir que tratem desta forma a nossa memória coletiva que tantos nos orgulha? Como podemos permitir que este país seja governado como um país de terceiro mundo? Enfim...

(Autor: Rui Maia 05.09.2021)




Sem comentários:

Enviar um comentário

 Valença - Ponte Internacional sobre o rio Minho (Revista Branco & Negro , janeiro de 1898)