Seguidores

domingo, 20 de março de 2022

 Ponte Fives-Lille, sob o rio Coura, em Caminha

(1879)


   A Ponte Metálica sob as águas do rio Coura, em Caminha, é uma Obra de Arte de Oitocentos, da famosíssima firma Fives-Lille, originária da França. Não é, ao contrário do que muitas vezes se reitera, uma Obra de Arte da Casa Eiffel de Paris; pese embora esse erro ser até compreensível, uma vez que Eiffel cunhou um tempo, criando uma marca e uma Nova Era, na forma como se passou a construir Pontes, Viadutos, Gares de Caminhos de Ferro e outras infraestruturas. Ora, conotar todas as Obras de Arte em ferro, sobretudo pontes, com a Casa Eiffel é um erro inocente. Porém, não deixa de ser um erro - e, quantas vezes, isso demonstra falta de rigor na investigação? Sobretudo em artigos, trabalhos académicos e periódicos, onde isso não devia acontecer, até porque, uma mentira contada muitas vezes, ganha feições de verdade.





(Autor: Rui Maia 20.03.2022)

   A verdade deve ser translúcida como a água, e os créditos dessas grandes realizações de Oitocentos devem ser dados a seus donos. Aqui fica um pequeno filme, que demonstra a capacidade da velha Ponte em responder aos paradigmas da atualidade, desde que lhe foi colocado o reforço - aquela estrutura em arcos - que podemos vislumbrar, e que permitiu à centenária Ponte sobreviver à atualidade da ferrovia - em particular - a Linha do Minho, aguentando maiores cargas e velocidades. A Linha do Minho é a única que serve a região Noroeste de Portugal, tendo sido electrificada há poucos meses; tarde, mas foi!

(Autor: Rui Maia 20.03.2022)

   Graças a essa belíssima Obra de Arte da engenharia do ferro, a Linha do Minho transfigura-se nesse cenário bucólico, num local muito peculiar, em que o rio Minho e o rio Coura se fundem numa só foz, e juntos, de mãos dadas, seguem caminho para abraçar esse enorme Oceano de descobertas, que é o Atlântico. A Linha do Minho percorre uma das mais belas paisagens de Portugal, sempre entre campos, o mar e o sonho...
(Autor: Rui Maia 20.03.2022)







 Valença - Ponte Internacional sobre o rio Minho (Revista Branco & Negro , janeiro de 1898)